quarta-feira, 10 de junho de 2009

Atividade: Quem sou como Professor e como aprendiz
Professora: Maria do Carmo Acacio
Cursista: Roselene Trindade Vale


Sou a professora Roselene Trindade Vale, licenciada e Letras pela Ufpa, pós-graduada em: Linguística Aplica à Língua Portuguesa, Estudos Culturais da Amazônia, estou concluindo uma especialização em Mídias na Educação 2ª edição e sou Tutora da 3ª edição deste mesmo curso.
Atualmente trabalho no Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP), no Laboratorio Pedagógico e no Instituto Felipe Smaldone trabalho com o Nível Fundamental maior com alunos com deficiencia auditiva.
Trabalhei durante muito tempo em sala de aula em escola regular e neste período, como atualmente, sempre procurei cursos, especializações, seminários, leituras etc., coisas que pudessem me auxiliar em meu trabalho. Sempre busquei trabalhar com projetos, na Escola Tiradentes alguns projetos e um deles foi: Este rio é minha Rua, em que os alunos fizeram pesquisa de campo no rio Tucunduba e procuraram saber a utilidade deste rio na vida dos moradores desta área. Trabalhei ainda muitos projetos de leitura, com desenvolvimento de jornais, historias em quadrinhos, curta metragem, mural de fotos e outros.
Acredito que o trabalho com pesquisa, claro que se bem direcionado pelo professor, é algo essencial e serve como aliado do docente em seus trabalhos pedagógicos. O aluno que parte em busca de mais conhecimento, ultrapassando a sala de aula, prepara-se para argumentar e discutir sobre quaisquer situações, torna-se ainda um bom leitor e sujeito capaz de selecionar o que serve e o que não serve para desenvolver um bom trabalho.
O desenvolvimento tecnológico, as Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics) vieram servi como meios para o enriquecimento do conhecimento, e o professor deve lançar mão desses recursos dedicando-se a aprender a utiliza-los e orientar seu uso de forma correta, para que as mídias não venham ser somente uma extensão do quadro negro e do giz

Nenhum comentário:

Postar um comentário